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terça-feira, 3 de julho de 2012

Mary J. Blige




Mary Jane Blige (Bronx, Nova Iorque, 11 de janeiro de 1971) é uma cantora, compositora e produtora musical norte-americana de R&B, soul e hip hop. Mary J. Blige, a Rainha do Hip-Hop soul, é um dos maiores nomes da música Norte Americana e uma das mais respeitadas cantoras da história. Ganhadora de 9 Grammy Awards, Mary gravou nove multi-platinum álbuns. Tendo no total 23 discos de platina e 6 de ouro. Desde o começo da carreira, em 1992, Blige já vendeu mais de 60 milhões de álbuns e 15 milhões de singles no mundo inteiro. Blige começou sua carreira no inicio da década de 90, gravando seu primeiro álbum What's the 411? que estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Seu último álbum “Stronger With Each Tear” se tornou o sétimo álbum da cantora a estréiar em primeiro lugar. Mary J. Blige recebeu o World Music Legends Awards, um dos mais importantes prêmios do ramo musical, por combinar Hip-Hop e Soul como ninguém. Em novembro de 2010 a revista Billboard, uma das mais respeitadas do ramo musical, classificou Mary J. Blige como a mais bem sucedida cantora de R&B e Hip-Hop dos últimos 25 anos, à frente de cantoras como Whitney Houston, Mariah Carey, Alicia Keys e Janet Jackson. Em 2010, Mary fez parte do grupo que regravou a antiga música We are the World, na versão pelo terremoto no Haiti.

Vida pessoal

 Mary nasceu em the Bronx, New York. Ela é a segunda de quatro filhos nascidos de Cora, uma enfermeira, e Blige Thomas, um músico de jazz. Blige foi uma ávida fã de música R&B e Soul como: Aretha Franklin, Gladys Knight, Patti Labelle , Chaka Khan, e Jean Carne esses foram os registros quando Blige era uma criança. Estes artistas tiveram um impacto profundo sobre Blige em uma idade muito jovem. Blige foi ensinada a cantar por seu pai, que mais tarde abandonou Blige e sua irmã LaTonya após seu divórcio da Cora Blige em 1980.Aos 5 anos de idade, Blige foi vitima de abuso sexual por um amigo da família. Blige passou seus primeiros anos em Richmond Hill, Georgia, onde ela cantou em uma Pentecostal church.Ela mais tarde mudou-se para Apartamentos em Schlobohm Yonkers, New York, onde ela vivia com sua mãe, irmã mais velha, cinco primos e duas tias. Abandonou a Roosevelt High School, em décimo primeiro grau. Aos 17 anos, Blige gravou um improviso cover da Anita Baker's "Caught Up In the Rapture" em uma cabine de gravação no Shopping Galleria em White Plains, New York. O Namorado de sua mãe mais tarde tocou a fita para Jeff Redd, um artista de gravação e A&R corredor da Uptown Records.Redd enviou para o presidente da CEO a etiqueta, Andre Harrell. Harrell reuniu-se com Blige e em 1989 ela assinou com a etiqueta, tornando-se artista mais jovem e a primeira da companhia feminina. Primeiros anos Blige consistia em sessões de trabalho como vocalista de fundo para os gostos de Jeff Redd, que apresentou o seu trabalho durante uma performance ao vivo no Apollo Theater. Um ano depois, ela cantou o gancho em Father MC's sua canção "I'll Do 4 U" e foi um destaque especial onde Blige ficou muito emocionada.



Carreira 1992-1996: What's the 411? e My Life


A produção para o álbum de estréia Blige começou em 1992, com Sean "Puffy" Combs, o A&R executivo da Uptown, selecionado como o produtor executivo do projeto. Quando pela primeira vez a introdução de Mary J. Blige para Executivos Uptown em uma convenção, Sean Combs originalmente apelidado de Blige a Queen of Ghetto Love; no entanto, Andre Harrell, supervisor Combs, encontrou o nome insatisfatório e posteriormente apelidado para a A Rainha do Hip-hop Soul.. Estabelecendo nichos Blige em R&B tornou-se o objetivo primordial de Sean Combs. Dado o fato de que os atos mais femininos de R&B durante esse tempo foram muito glamouroso e sofisticado, Combs propositadamente moldadas Blige no exato oposto de forma a ressaltar sua singularidade e manter sua conexão com suas raízes urbanas. De seu estilo de moda ao seu som, Blige foi completamente diferente da maioria dos artistas do sexo feminino no início de 1990. Baseball caps, combat boots e baggy clothes constituiu seu estilo de assinatura. Em relação à sua música, em 28 de julho de 1992, Uptown Records lançou What's the 411?. Álbum inaugurado de Blige deu início a uma nova era e gênero de R&B e música. Som cru e corajoso Blige era totalmente antitética ao de cantoras de música pop Whitney Houston, Mariah Carey e Janet Jackson. Sua East Coast hip hop, segregação racial nos Estados Unidos do Norte Urbano da Cidade de influência no som se tornou o modelo para artistas como Faith Evans, Aaliyah, Destiny's Child, Pink, Keyshia Cole, TLC, Ashanti e Monica. "You Remind Me" o primeiro single do álbum, chegou ao número um na R&B singles chart naquele verão. O segundo single, "Real Love", foi lançado no outono. Ele também liderou a parada de singles R&B, e tornou-se primeiro top dez de Blige na Hot 100 single, atingindo um máximo de número #7.Ambos os singles foram certificados ouro para o seu volume de vendas. Mais What's the 411? seguido de singles em 1993, incluindo "Sweet Thing" um cover de da banda Rufus, e "Love No Limit". Até o final do ano, What's the 411? havia vendido três milhões de cópias certificadas.Blige, por sua vez, divulgou uma canção de hip hop "You Don't Have to Worry". Depois do sucesso de What's the 411? Sean Combs saudou a cantora como A Rainha do Hip-hop Soul. O nome de seu álbum, What's the 411? decorre de seu trabalho anterior como operador de Directory Assistance. O sucesso do álbum desmembrada What's the 411? o Remix do Álbum lançado em dezembro que foi usado para prolongar a vida do What's the 411?, com vendas combinadas de mais de 5 milhões de álbuns e singles de seu álbum de estréia, Blige foi a artista feminina mais vendida na etiqueta Uptown. Em 29 de novembro de 1994, Uptown Records lançou o segundo álbum de Blige, "My Life" que foi novamente supervisionado por Combs, que também produziu mais de 50% do disco, junto com Washington DC nativo Carl "Chucky" Thompson (apesar de ele ter recentemente deixado a gravadora), que com Thompson co-produziu todas a faixas do álbum, e assumiu o cargo de gerente de Blige. Ao contrário What's the 411?, Blige co-escreveu um grande corpo do material, baseando-se em sua vida pessoal. "Be Happy", pimeiro single do álbum, chegou ao número #29 na Billboard Hot 100 e em #6 na R&B singles chart, respectivamente.No início de 1995, foi seguido de um cover do hit de 1976 de Rose Royce "I'm Goin' Down", que se tornou seu primeiro hit top 20 no Reino Unido, chegando ao número 12. Outros singles incluídos no álbum "My Life" foram "You Bring Me Joy" e "I Love You". "Mary Jane (All Night Long)" e "My Life" Receberam muitas execuções nas Rádios de outros países, apesar de nunca terem sido lançadas oficialmente como singles além do Reino Unido, quando "Mary Jane (All Night Long)" se tornou o segundo hit top 20 do álbum lá. "My Life" acabou recebendo 3 platinas.

Apesar de seu sucesso e sua fama crescente, Blige admitiu mais tarde que ela estava lidando com ataques de longo tempo de toxicodependência, alcoolismo e depressão, bem como uma relação abusiva com o então namorado K-Ci Hailey of Jodeci. Blige se envolveu em vários projetos fora, fez um cover de Aretha Franklin's "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" para a trilha sonora de FOX série New York Undercover, e "Everyday It Rains" (co-escrita por um cantor de R&B Faith Evans) para a trilha sonora do hip hop documentario, The Show. Naquele verão, ela colaborou com o rapper Method Man em sua canção, I'll Be There for You/You're All I Need to Get By. No final do ano, ela gravou o Babyface-penned e produzido Not Gon' Cry, para a trilha sonora do filme Waiting to Exhale. O single de platina subiu para número dois na Billboard Hot 100 e número 2 na Hot R&B/Hip-Hop Songs no início de 1996, e se tornou seu maior sucesso comercial na época. Blige ganhou seu primeiro Grammy Award por melhor performance Rap por um Dueto ou Grupo;por sua colaboração com Method Man. "My Life" também foi indicado ao Grammy Award para melhor Album de R&B, mas perdeu para TLC's CrazySexyCool. Ao longo de 1996, Blige apareceu em colaborações com Ghostface Killah, onde co-escreveu a música All That I Got Is You, embora no vídeo, Blige foi substituída por outra mulher, devido a conflitos de agenda. Ela também colaborou com músicos, em seguida, em seu grande avanço com a canção, Touch Me, Tease Me, com participação de Foxy Brown e também apareceu com o rapper Jay-Z na canção Can't Knock the Hustle, lançado fora do álbum de estréia do rapper, Reasonable Doubt. O álbum também foi certificado com um ouro e logo mais já era três vezes platina.

1997-2000: Share My World e Mary 

Share My World é o terceiro álbum de estúdio de Blige, lançado 22 de Abril de 1997 pela MCA Records. O álbum serve como uma continuação do seu álbum nomeado ao grammy My Life (1994). Share My World se tornou o primeiro álbum de Mary J. Blige e atingir o topo da Billboard 200, vendendo 317.000 cópias na primeira semana, enquanto permaneceu no topo da Top R&B/Hip-Hop Albums por quatro semanas. Também se tornou o primeiro álbum da cantora a atingir o top 40 das paradas britânicas, ficando no top 10. Share My World lançou seis singles: "Not Gon' Cry", "Love Is All We Need," "I Can Love You," "Everything," "Missing You" and "Seven Days" ("I Can Love You" só foi lançada nos E.U.A., enquanto "Missing You" só foi lançada no Reino Unido). O álbum deu a Blige sua terceira nomeação ao Grammy em 1998, dessa vez concorrendo ao Grammy de Melhor Álbum de R&B. Desde seu lançamento, o disco que é um de seus mais vendidos tem recebido aclamação dos críticos musicais. Em 17 de agosto de 1999, o quarto álbum de Blige, intitulado Mary foi lançado. Ele marcou uma partida de seu hip hop orientado ao um som mais familiar, o que caracterizou um conjunto mais terra, lunático, e mais contemporânea tingido de coleção de canções, uma reminiscência de 1970 ao um pouco mais soul no início de 1980. Em 14 de dezembro de 1999, o álbum foi relançado como um conjunto de duplo disco. O segundo disco foi reforçado com vídeos de música para os solteiros "All That I Can Say" e "Deep Inside" e incluiu duas faixas bônus: "Sincerity" (participação de Nas, DMX e Andy Hogan) , e "Confrontation" (uma colaboração com hip hop Funkmaster Flex & Big Kap originalmente de seu álbum de 1999 "O Túnel". O álbumMaryfoi elogiado pela crítica, tornando-se seu lançamento mais indicado até à data, e foi certificado de platina dupla (venda de mais de dois milhões).Não foi tão bem sucedido comercialmente como as versões anteriores Blige, apesar de todos os singles: "All That I Can Say", "Deep Inside", "Your Child", e "Give Me You" realizada consideravelmente no rádio. Em 2001, uma compilação foi lançada somente no Japão, Ballads. O álbum contou com cover's de Stevie Wonder's "Overjoyed", e gravações anteriores de Aretha Franklin's "You Make Me Feel Like" e Dorothy Moore's "Misty Blue".

2001-2004: No More Drama e Love & Life 

Em 28 de Agosto de 2001, MCA lançou o quinto álbum de estúdio de Blige, No More Drama. O primeiro single do álbum, "Family Affair" (produzido por Dr. Dre) se tornou o seu primeiro single número-um na Billboard Hot 100, onde permaneceu por seis semanas consecutivas. Foi seguido por mais dois hits, o single lançado somente na Europa "Dance for Me" com participação do rapper Common e a faixa-título produzida por Jimmy Jam e Terry Lewis (originalmente gravada para o álbum Mary) que usou um sample de "Nadia's Theme", a canção de piano tema da novela The Young and the Restless. Apesar do álbum ter vendido mais de 2 milhões de cópias nos E.U.A., a MCA não ficou satisfeita com as suas vendas, e subsequentemente re-lançou o álbum em 29 de Janeiro de 2002. O re-lançamento de No More Drama apresentou uma nova capa, deletou três das canções originais e adicionou duas novas—uma das quais foi o quarto single que ficou no top 20 da Hot 100 "Rainy Dayz", (com a participação de Ja Rule), mais dois remixes; um da faixa-título, feito por Puff Daddy e a versão single de "Dance for Me" com Common. O álbum mais um milhão de cópias (3.2 milhões no total) nos E.U.A. e sete milhões mundialmente. Blige ganhou um Grammy por 'Melhor Peformance Vocal Feminina de R&B' pela canção "He Think I Don't Know".

Em Abril de 2002, Blige cantou com Shakira a canção "Love Is a Battlefield" no show VH1 Divas ao vivo em Las Vegas, ela também cantou "No More Drama" e "Rainy Dayz" como um dueto com Whitney Houston, que estava retornando. Em 22 de Julho de 2002, MCA lançou Dance for Me, uma coletânea de remixes para boates de alguns de seus hits anteriores incluindo o remix de "Your Child" feito por Junior Vasquez, e o mix de "No More Drama" feito por Thunderpuss. Este álbum foi lançado em uma edição limitada de um vinil duplo de 12 polegadas para DJ's tocarem em casas noturnas. Em 26 de Agosto de 2003, o sexto álbum de Blige, Love & Life, foi lançado pela Geffen Records (que havia absorvido a MCA Records). Blige colaborou fortemente seu antigo produtor Sean Combs para este conjunto. Devido a história entre os dois em What's the 411? e My Life, que é geralmente considerado seu melhor trabalho, e Blige tendo acabado de voltar com um quinto álbum bem sucedido, as expectações estavam altas para o trabalho de reunião. Apesar de ter estreado em número um na Billboard 200 e ter se tornado o quarto álbum consecutivo de Mary a entrar no top 10 do Reino Unido, o primeiro single, "Love @ 1st Sight", que apresentou Method Man, mal chegou ao top 10 na Hot R&B/Hip-Hop Songs, e perdeu o top 20 da Hot 100 (apesar de ter entrado no top vinte do Reino Unido). Os próximos singles, "Ooh!", "Not Tonight" com a participação de Eve e "Whenever I Say Your Name" com a participação de Sting no re-lançamento internacional, e "It's a Wrap" se saíram pior. Apesar do álbum ter sido certificado como platina, se tornou seu álbum com menos vendas. Ambos os críticos e fãs criticaram o disco, citando falta de consistência e manobras visíveis para recapturar a antiga glória de Blige/Combs. Blige e Combs supostamente lutaram e entraram em conflito durante a realização deste álbum, e mais uma vez foram para caminhos diferentes após a sua completação. O álbum se tornou o primeiro de Blige em seis anos a estrear no primeiro lugar da Billboard 200, vendendo 285.298 cópias na primeira semana. Love & Life recebeu avaliações mistas dos críticos musicais.O álbum foi eventualmente certificado como disco de Platina pela RIAA. Até hoje vendeu mais de 1.000.000 cópias nos E.U.A. e mais de 2.000.000 mundialmente. Foi nomeado para o Grammy de Melhor Álbum de R&B Contemporâneo no Grammy Awards de 2004.

2005-06: The Breakthrough e Reflections – A Retrospective

A Geffen Records lançou o sétimo álbum de Blige, The Breakthrough, em 20 de Dezembro de 2006. Para o álbum, Blige colaborou com J.U.S.T.I.C.E. League, Rodney Jerkins, will.i.am, Bryan Michael Cox, 9th Wonder, Jimmy Jam and Terry Lewis, Raphael Saadiq, Cool and Dre, and Dre & Vidal. A foto da capa foi tirada por Markus Klinko & Indrani. Estreou no número um em ambas as paradas Billboard 200 e Top R&B/Hip-Hop Albums. Vendendo 727.000 cópias na semana de lançamento, se tornou o maior número de vendas na primeira semana por uma artista de R&B na história da Nielsen SoundScan,o quinto maior número de vendas na primeira semana por uma artista, e a quarta maior estreia de 2005. Desde seu lançamento, The Breakthrough vendeu mais de três milhões de cópias nos E.U.A. e mais de sete milhões mundialmente, se tornando um dos cinco álbuns mais vendidos de 2006. O primeiro single, "Be Without You", chegou ao número três da Billboard Hot 100, enquanto que chegou ao topo na parada de R&B por um recorde de quinze semanas consecutivas; permaneceu na parada por mais de dezesseis meses. "Be Without You" fez sucesso no Reino Unido (chegando ao final do top quarenta) se tornou o single de Blige que ficou mais tempo na UK Singles Chart. O álbum produziu mais três singles incluindo mais dois hits no top cinco de R&B—"Enough Cryin'", que apresenta o alter-ego de Blige Brook-Lynn (como quem ela apareceu no remix de "Touch It", de Busta Rhymes em 2006); e "Take Me as I Am" (que usa um sample de "A Garden of Peace", de Lonnie Liston Smith). O dueto de Blige com U2 no cover do hit deles de 1992, "One" deu a ela seu maior hit até hoje no Reino Unido, chegando ao número dois da UK Singles Chart eventualmente sendo certificado como um dos quarenta singles mais vendidos de 2006.;O sucesso do álbum rendeu a Blige nove Billboard Music Awards, dois American Music Awards, dois BET Awards, dois NAACP Image Awards, e um Soul Train Award.

Ela recebeu oito nomeações para o Grammy Awards em 2007, mais do que qualquer artista naquele ano. "Be Without You" foi nomeada para ambos os prêmios de "Gravação do Ano" e "Canção do Ano". Blige ganhou três: "Melhor Performance Vocal de R&B Feminino", "Melhor Canção de R&B" (ambas por "Be Without You"), e "Melhor Álbum de R&B" por The Breakthrough. Blige completou uma temporada de varredura dos "grandes três" prêmios de música, tendo ganho dois American Music Awards em Novembro de 2006 e nove Billboard Music Awards em Dezembro de 2006. Em Dezembro de 2006, uma coletânea chamada Reflections - A Retrospective foi lançada. Continha vários dos maiores hits de Blige e quatro canções inéditas, incluindo o primeiro single "We Ride (I See the Future)". No Reino Unido, porém, "MJB da MVP" (que apareceu em uma versão diferente e mais curta em The Breakthrough) foi lançada como o primeiro single da coletânea. O álbum estreou no número nove nos Estados Unidos, vendendo mais de 170.000 cópias na semana de estreia, enquanto alcançou o número 40 no Reino Unido. Vendeu mais de 1.6 milhão de cópias. Em 2006, ela gravou um dueto com o rapper Ludacris, "Runaway Love", que é o terceiro single no álbum dele, Release Therapy. Alcançou o top cinco da Billboard Hot 100 e da parada de R&B. Blige foi apresentada com Aretha Franklin e The Harlem Boys Choir na trilha sonora do filme de 2006 Bobby, na faixa "Never Gonna Break My Faith". A canção foi nomeada para um Globo de Ouro e ganhou o Grammy de Melhor Performance Gospel na 50ª Edição Anual do Grammy Awards.







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